segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Retorno de Saturno

Estava lendo o meu blog e percebi que estava há quase um ano sem escrever nele. É como se eu tivesse parado no tempo, mas a verdade é que tudo é culpa do Retorno de Saturno. Estava na timeline do meu facebook e li uma coisa muito interessante no mural de um amigo que eu me identifiquei na hora. A frase de Millor Fernandes, grande mestre, dizia o seguinte: A vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito. E essa é a mais pura realidade, apesar de fatal. Acho que foi isso que aconteceu comigo nesse período de um ano. Fui fazendo tantas coisas ao mesmo tempo para correr contra o tempo, que no fim acabei mais confusa que antes. Geminiana, 28 anos dá para ver o drama. Quando pensa que já decidiu o seu destino, já vem uma novidade na cabeça mais fascinante que a outra, tanto que já até esqueci o que eu ia fazer antes ou dizer? Pois então...é muita dúvida.

Mas de uma coisa eu tenho certeza de toda a minha bagagem de 28 anos: o importante é ser feliz, seja da maneira que for. Se você está afim de fazer o hippie e viajar mundo afora, faça. Fuja do convencional porque a vida não é só o que o sistema pede. A vida é muito mais do que estudar livros de matemática, história, biologia, química, física...digo isso por experiência própria. Tenho um amigo de escola que ele sempre foi assim. Se privava de tantas coisas da infância e adolescência se fechando em um casulo e estudando sem parar. Na época ele me dizia: "Faço isso porque quero ser alguém na vida. Você tinha que aprender comigo Elisa e tomar o gosto pelo estudo senão....."senão o que José? Do que adianta ser uma mente brilhante se você não tem vivência ou não sabe falar com as pessoas um simples diálogo?

 Dez anos se passaram e encontrei ele de novo com a opinião completamente mudada. Ele me disse: "Você que é feliz. É bem relacionada, conhece um monte de gente pela sua simpatia e está aí. Conseguiu o que queria. E eu, o que tenho? Quase não tenho amigos e vivo em casa estudando para um dia passar em concurso". E vai passar. Mas e depois? É o que eu digo. Precisamos também ser especialistas em viajar, se relacionar melhor, consumir cultura pelo mundo e ter uma visão menos ortodoxa. Bem viver também faz parte da educação. E viva o Retorno de Saturno!

Um beijo de volta ao blog. ;)

2 comentários: